III FEIRA ANARQUISTA&FEMINISTA DE POA – 2023

Saudações pra quem luta!

Enquanto anarquistas, nunca compramos a ilusão democrática que foi vendida pelo atual governo: Cacique Raoni foi convidado a subir a rampa do Palácio do Planalto, Sônia Guajajara foi nomeada a primeira mulher indígena ministra, de um Ministério dos Povos Indígenas que foi rapidamente desprovido de poder de ação prática, e muito foi falado em campanha sobre a importância dos povos originários, sem que isso tenha impedido a marcha da genocida tese do Marco Temporal de seguir seu curso.

O rezo e a luta de todas as etnias ameaçadas conquistaram recentemente a derrubada dessa tese pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Contudo, como bem apontaram vários juristas indígenas, isso não é garantia da vitória absoluta: poucos dias depois desse breve alívio, a bancada ruralista aprova no Congresso Nacional o PL 2903, que transforma o Marco Temporal em lei. Apesar da possibilidade de que esse PL seja vetado pelo próprio presidente Lula, ainda existe uma série de brechas legalistas que serão usadas pelo agronegócio para tentar meter a mão nos territórios indígenas.

Sabemos que a verdadeira saída é a única desde 1500: a resistência ancestral de todos os povos indígenas que aqui habitam, cuja existência por si só é ação direta constante. Nos colocamos, anarquistas indígenas e não-indígenas, ao lado originário dessa trincheira, e consideramos de suma importância que essa pauta encabece nossa articulação política, pois sabemos que lutar por território indígena é, indiretamente, lutar por anarquia: contra o avanço do capital, as diversas cosmovisões originárias ensinam e preservam a força da comunidade e das relações antiautoritárias, lutando pela terra que o capitalismo destroi dia após dia.

É nesse sentido que chamamos a III edição da FEIRA ANARQUISTA E FEMINISTA DE PORTO ALEGRE, nos próximos dias 9 e 10 de dezembro (2023), na CEUPA II – R. José do Patrocínio 648

Durante o evento, estaremos arrecadando doações para a Retomada Gah Ré, localizada no Morro Santana.

SAÚDE, TERRA Y ANARQUIA!
LUTAR POR TERRITÓRIO INDÍGENA!